Camu Camu: como usar e principais benefícios da fruta

O Camu Camu é uma fruta nativa da região Amazônica e além é considerada a mais rica fonte natural de Vitamina C possui diversas propriedades benéficas.

camu camu

Informações gerais

O Camu Camu (Myrciaria dubia), também conhecido pelos nomes de Camucamu, Cacari, ou Camo Camo, é um arbusto nativo da Floresta Amazônica, e em especial nas áreas relacionadas com o Peru e o Brasil. É um parente próximo da Jabuticaba (Myrciaria cauliflora) e a Goiaba, ou Guajava (Myrciaria floribunda).

Esta planta prefere zonas em risco de inundação, de modo a que cresce em estado selvagem ao longo do rio Amazonas e o rio Ucayali. Ele pode crescer até uma altura de 3 a 5 metros e produz frutos comestíveis semelhantes de cerejas, roxo/vermelho, considerado a mais rica fonte natural de Vitamina C no mundo.

Estas bagas por centenas de anos foram consumidos pelos Índios da Amazônia , não só como altamente nutritivo do alimento, mas, graças às propriedades benéficas do que foi usado como um tradicional remédio para o tratamento de várias doenças.

As bagas e Camucamu foram utilizados como um analgésico para o tratamento de infecções, mas também como uma ferramenta para preservar e garantir vida longa.

Além disso, para que os frutos desta planta que foi tomado o córtex, útil para o tratamento tópico de feridas ou para a cura do reumatismo , por meio de compressas feitas com ele.

Essas populações utilizado o Camu Camu também como um tónico para o cabelo por causa de sua capacidade de reparação de pontas duplas, torna o brilho, a força, a vitalidade e a textura sedosa.

Em 1950, o Ministério de Saúde Pública do Peru realizou a primeira análise nutricional focada nas características da fruta, descobrindo a sua incrível teor de Vitamina C de um dia para o outro, Camu Camu tornou-se uma fruta indispensável para o nível internacional.

No entanto, devido à natureza difícil de coleta dos frutos, tomadas através da utilização de canoas, durante a época de chuvas, não foi possível exportá-los, em grande medida, pelo menos até 1990, ano em que muitas das árvores Camu Camu foram plantadas de acordo com um calendário anunciado pelo Governo Peruano, que, através de um reflorestamento esperava para aumentar o mercado de exportação, garantindo a conservação da floresta de renda para as populações locais.

A composição e os Valores Nutricionais

O Camu Camu tem muitas substâncias benéficas para o organismo que ajudam a melhorar a condição de saúde:

  • Vitamina C: o Camu Camu é uma importante fonte de Vitamina C , de modo que seu conteúdo é de cerca de 60 vezes maior do que a quantidade presente na laranja.
  • Aminoácidos: aminoácidos essenciais conteúdo em Camu Camu, isto é, aqueles de que temos que obter através da alimentação porque o nosso organismo não consegue fabricá-los, descobrimos que a Valina, a Leucina e a Serina, cada um dos quais desempenha um papel muito importante para a nossa saúde.
    A Valina tem a tarefa de impedir a desintegração de plaquetas, e é importante para o sistema nervoso a partir do momento em que melhora a função cognitiva.
    A leucina é necessário para o nosso corpo, pois eles servem para fortalecer ossos e músculos, estimulando o crescimento dos tecidos e a recuperação e a produção de hormônios de crescimento.
    Serina, ao contrário dos dois primeiros é essencial para a digestão. Ele ajuda a quebrar os laços entre as proteínas e polipeptídeos de tal forma que ele pode ser usado por nossos corpos.
  • Potássio: um mineral que é muito importante porque facilita o bom funcionamento do coração e dos rins.
  • Flavonóides: o Camu Camu contém vários flavonóides, ou compostos que funcionam principalmente como antioxidantes, neutralizando os radicais livres, que são prejudiciais ao nosso corpo.
  • O ácido gálico possui anti-fúngicas e anti-viral, e também atua como um antioxidante.
  • Ácido elágico é um outro ácido com propriedades antioxidantes. Estudos recentes têm atribuído a esse ácido, alguns efeitos anti-câncer, embora esta pesquisa ainda está em fase de testes.

Propriedades e benefícios de Camu Camu

Camu Camu tem várias propriedades benéficas para executar as ações de defesa do sistema imunológico, impedindo a ocorrência de várias doenças.

  • Poderes anti-inflamatória: a Vitamina C presente nesses frutos, bem como as vitaminas do grupo B, aminoácidos e antioxidantes que ajudam a conter a doença, que causa a inflamação, evitando, assim, a intensificação do problema.
  • Ajuda a prevenir o câncer: as propriedades anti-oxidantes que caracterizam o Camu Camu torná-lo um poderoso instrumento de defesa contra os danos causados pela ação dos radicais livres, que são responsáveis não apenas de envelhecimento, mas também câncer.
  • Promove a saúde dos olhos, e os frutos desta planta pode ajudar a manter a função da ocular em boas condições de saúde , bem como prevenir a perda degenerativa de vista.
  • Ações de defesa contra doenças degenerativas do cérebro: essas frutas também ajudam a prevenir e limitar algumas doenças degenerativas como, por exemplo, demência senil ou presenile ajudar a parar o acúmulo de placa no cérebro que podem levar a doenças como o mal de Alzheimer. Além disso, este produto também é particularmente eficaz para evitar a progressão da doença de Parkinson.
  • Melhora o humor e função cognitiva: na sua lista de melhores métodos de tratamento holístico para a depressão, Shinobi Spirit, nomeou o Camu Camu como o segundo mais relevante. Muitos pacientes, após um consumo diário de Camu Camu foram beneficiados propriedades acima mencionadas, ao interromper o tratamento com drogas antidepressivas.
  • Melhora o tônus muscular: se a perda de peso e tonificação muscular é um dos seus objetivos, esta fruta pode ser um bom apoio. Possuindo vitaminas que são benéficas, aminoácidos, oligoelementos e outros nutrientes, ele pode contribuir para melhorar a função e o controle postural dos músculos.
  • Suporta o sistema reprodutivo: os nutrientes presentes nos frutos do Camu Camu , ajudando a purificar o corpo de toxinas nocivasque podem prejudicar a função reprodutiva e levar à infertilidade.
  • Fortalece o sistema imunológico: limpar corretamente o seu corpo é importante ter um sistema imunológico que está a funcionar bem. O Camu Camu ajuda a fortalecer o sistema imunológico, tornando os nutrientes de que necessita, a fim de manter a homeostase, assim, defender o organismo de invasores de fora.
  • Ajuda a prevenir infecções bacterianas e virais: As bactérias, assim como os vírus são capazes de causar infecções, no entanto, as propriedades dos frutos reduz drasticamente as chances de você desenvolver o processo inflamatório, sendo útil no tratamento de herpes, gengivite, etc
  • Suporta o colágeno, fazendo com que os ligamentos e os tendões saudáveis: o alto teor de Vitamina C presente no Camu Camu também o torna um poderoso superalimento que é capaz de manter de forma estável a estrutura do colágeno no organismo, fortalecendo os tendões e ligamentos (composta em grande parte) e também melhorando a força e o brilho dos cabelos.
  • Redução da pressão arterial: os minerais e as vitaminas contidas nesta fruta, exercem um efeito benéfico por relaxar os vasos sanguíneos do nosso corpo, permitindo uma diminuição da pressão arterial, limitando assim o risco de problemas de desenvolvimento, tais como: hipertensão.

Como usar o Camu Camu

Os frutos do Camu Camu são caracterizados por um sabor muito ácido que é muito difícil comê-los individualmente. Para contornar esse problema, muitas vezes são adicionados para a preparação de sobremesas, como sorvetes, sucos e receitas deste tipo.

Este produto pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos orgânicos, naturais ou na forma de suplementos alimentares, mas você também pode comprá-los online em várias lojas envolvidas na venda de um superalimento.