Um super alimento

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Um super alimento

As sementes de linho, conhecidas também como o linho linhaça, são pequenas sementes que se originado há milhares de anos no Oriente Médio.
Nos últimos anos, as sementes de linhaça têm alcançado muita fama como alimento saudável, Isto é, devido ao seu alto teor de ômega-3, fibras e outros compostos de plantas.

FATORES NUTRICIONAIS
As sementes de linho nos fornecem 534 calorias por cada 100 gramas do alimento.
São compostas em 42% de gordura, 29% de hidratos de carbono e 18% de proteína.
Dados para 100 gramas de sementes de linho:
Calorias: 534
Água: 7%

CARBOIDRATOS E FIBRA
A linhaça estão constituída em 29% de carboidratos, e 95% desta quantidade é fibra.
Os carboidratos de fácil digestão líquidos são de apenas 1.5 gramas por cada 100 gramas de sementes, por isso que podemos considerar este alimento como baixo em carboidratos.
Em duas colheres de sopa de sementes de linhaça temos cerca de 6 gramas de fibra. Isso é entre 15-25% da quantidade diária recomendada para homens e mulheres, respectivamente.

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O teor de fibra é composto de: 
20-40% de fibra solúvel.( gomas de mucilagem )
Fibra insolúvel 60-80% ( celulose e lignina )
A fibra solúvel ajuda a regular o açúcar no sangue e os níveis de colesterol, também nos ajuda a promover a saúde digestiva alimentar as boas bactérias que nós temos no sistema digestivo.
Quando misturamos a fibra solúvel em água, as borrachas de mucilagem de linho são ampliadas. Combinado isso com a fibra insolúvel provoca um efeito laxante.
Consumir linhaça ajuda a promover a regularidade, a evitar a prisão de ventre e a reduzir o risco de diabetes.

PROTEÍNA
As sementes de linho são compostas em 18% de proteína e perfil de aminoácidos é semelhante ao da soja.
Apesar de que as sementes de linho contêm aminoácidos essenciais, há que dizer que lhe falta um deles, a lisina.
Por isso temos que dizer que não servem como única fonte de proteínas na nossa alimentação. ( 11 )
As sementes de linhaça são ricas em arginina e glutamina. Ambos são fundamentais para prevenir doenças do coração, como suporte ao sistema imunológico.
As proteínas que tem a linhaça podem ser muito boas para prevenir os fungos, a pressão arterial alta, colesterol alto, diabetes tipo 2 e a inflamação.
Esta gordura é composta de:
73% de ácidos gordos poli-insaturados, como ácidos graxos omega-6 e o ácido alfa-linolênico ômega 3 ( ALA ).
27% de ácidos graxos monoinsaturados e saturados.

VITAMINAS E MINERAIS
As sementes de linhaça também são um ótimo alimento para a grande quantidade de vitaminas e minerais que nos fornecem, vejamos algumas delas:
Vitamina B1: Esta vitamina é também conhecida como tiamina, é essencial para ter um metabolismo normal, e para a função nervosa.
Cobre: É um mineral essencial muito importante para o crescimento, o desenvolvimento e várias funções de nosso corpo.
Molibdênio: As sementes de linhaça são ricas em molibdênio, um oligoelemento essencial que podemos encontrar em sementes, grãos e legumes.
Magnésio: é Um mineral importante, com várias funções fundamentais para o nosso corpo. Podemos encontrar em grãos, sementes, nozes e vegetais de folhas verdes.
Fósforo: Este mineral é bom para a saúde dos ossos e para a manutenção dos tecidos, geralmente estar em alimentos ricos em proteínas

OUTROS COMPOSTOS DA PLANTA
As sementes de linho têm também vários compostos vegetais bons, vejamos alguns:

Serve como potente afrodisiaco;
Ácido p-cumárico: Este polifenol é um dos principais antioxidantes que têm estas sementes.
Ácido ferúlico: Um antioxidante que ajuda a prevenir várias doenças crônicas.
Glicosídeos cianogénicos: Essas substâncias são capazes de formar compostos chamados tiocianatos no corpo, o que chega a alterar a função da tiróide em algumas pessoas.
Os fitoesteróis: Estão relacionados com o colesterol, podemos encontrar nas membranas celulares das plantas. Está demonstrado que podem reduzir o colesterol no corpo.
Os linhanos: Os podemos encontrar em quase todas as plantas. As sementes de linho são um alimento rico em linhanos, chegando a ter até 800 vezes mais do que outros alimentos.
Há que dizer que as sementes de linho de cor marrom costumam ter uma maior quantidade de antioxidantes do que as sementes de linho, que são de cor amarela.

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OS LINHANOS
As sementes de linho são um dos alimentos mais ricos em linhanos, esses nutrientes agem como fitoestrógenos.
Os fitoestrógenos são compostos vegetais que são semelhantes à hormona sexual feminina estrogénio. Têm-estrogênicos fracos e propriedades antioxidantes.
Estes compostos ajudam a diminuir o risco de doenças do coração e síndrome metabólica, já que reduzem a quantidade de gordura e de glicose no sangue.
Também nos ajudam a reduzir a pressão sanguínea e o estresse oxidativo e a inflamação das artérias.
Os linhanos são fermentados pelas bactérias no sistema digestivo e ajudam a reduzir o crescimento de vários tipos de câncer, especialmente aqueles que são sensíveis aos hormônios, como o câncer de mama, útero e próstata.

PERDA DE PESO
As sementes de linhaça podem ajudar-nos dentro de uma dieta de perda de peso
Estas sementes, que contêm fibras solúveis, que se transforma em um gel pegajoso ao entrar em contato com a água.
Foi demonstrado que esta fibra ajuda a reduzir a fome e os desejos, o que favorece a perda de peso.

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